domingo, 13 de novembro de 2011

Jovem CUIDADO com o coração!

Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento.
Afaste do coração a ansiedade e acabe com o sofrimento do seu corpo, pois a juventude e o vigor são passageiros. 
Eclesiastes 11:9-10

Primeiro, quem escreveu este texto foi Salomão, que em sua mocidade teve a difícil tarefa de governar Israel e de construir o Templo do Senhor, seu pai Davi estava velho e iria morrer. Aprove a Deus escolhe-lo para ser o sucessor de Davi. 
Salomão porém, era bem novo, então Deus lhe aparecendo em sonho deu a ele a oportunidade de escolher o que quisesse, e então este percebendo uma oportunidade única escolheu ser sábio!

Porém mesmo tendo uma sabedoria impressionante Salomão pecou! Porque o homem tem uma inclinação natural ao pecado. Ele casou-se com mulheres de outros povos que não devia casar, teve muitas mulheres, seguiu os desejos de seu coração, dos prazeres sexuais experimentou todos, mas no fim das contas nada daquilo valia realmente a pena.
É interessante ler Eclesiastes porque você contempla uma análise fantástica que Deus permitiu que Salomão fisesse das coisas da Terra, ele começou a observar as pessoas trabalhando, o dia a dia,e sabe o que ele concluiu?

Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há qualquer proveito no que se faz debaixo do sol. Eclesiastes 2:11

Essa foi sua conclusão: “correr atrás do vento”, na verdade este é um nome mais bonito para: “seguir o coração”.
Porque você faz tudo o que o seu coração manda, e essas coisas inclui: namorar na hora errada, fornicar, sair, beber. Tudo isso fazemos com nosso físico, para satisfazer a carne, porém todos esses desejos tem origem no coração!
Jesus quando questionado pelos fariseus do porquê que os seus discípulos não lavavam as mãos para comer, desrespeitando assim a tradição dos líderes religiosos disse:

 "Não percebem que o que entra pela boca vai para o estômago e mais tarde é expelido?

Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem ‘impuro’.

Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias.

Essas coisas tornam o homem ‘impuro’; mas o comer sem lavar as mãos não o torna ‘impuro’ 

Mateus 15:17-20


Ou seja, o que entra pelo nosso corpo, mais tarde nós vamos ao banheiro (com todo respeito rs) e aquilo vai embora. Porém o que vem do CORAÇÃO, ai é que mora o perigo.

Mas diante de tudo isso precisamos entender algumas coisas para compreendermos perfeitamente a mensagem que Deus tem para cada um de nós.

Somos criaturas de Deus, feitos a sua imagem e semelhança, seres com corpo, alma e espírito.

Tá, mas o que isso tem a ver?

Primeiro, o que é corpo?
Corpo é físico, e representa nossos sentidos e instintos. Sentidos: visão, tato, olfato, audição. Instintos: fome, sede, enfim.

Alma: Vontade, emoção e mente

Espírito: o espírito é o mais fundo do nosso ser, o mais importante pois é eterno, e o espírito é nossa essência.

Estes três estão interligados!
Tudo o que entra pelo seu corpo afeta sua alma, podendo afetar seu espírito.

Esse coração de que a Bíblia fala, que Salomão enfatisa, que Jesus fala que é de onde surgem o males, que Jeremias diz ser enganoso. Todos estes estavam se referindo ao coração espíritual que representa nossas emoções. Muitos jovens hoje são guiados por suas emoções.
Todos estavam falando da parte de Deus, Deus está dizendo hoje: “NÃO SIGA SEU CORAÇÃO”.
Esse era o ponto que eu queria chegar: Quando você faz com seu corpo algo que não agrada a Deus isso afeta sua alma, que afeta seu espírito, fazendo isso você está pecando e trazendo condenação para você mesmo.

Porque a Bíblia diz que: 

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Jeremias 17:9

Cuidado jovem, se você está seguindo seu coração, porque ele é enganoso, e com certeza te levará para longe de Deus!
Ele está sempre inclinado ao pecado.
Temos que seguir a vontade de Deus! Não somos bons por nós mesmos, mas Cristo nos justifica e nos ajuda a saber a vondade de Deus.
E então Salomão no fim da vida, resolveu deixar esta mensagem aos jovens:

Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e antes que se aproximem os anos em que você dirá: "Não tenho satisfação neles"; 
Eclesiastes 12:1



Por experiência própria Salomão sabia que melhor que pazeres carnais era fazer a vontade de Deus.
Porque o fim dos que seguem o seu próprio coração é uma eternidade separada de Deus, porém o fim daqueles que esperam pacientemente em Deus  é a eternidade ao seu lado no paraíso.


Deus abençoe a todos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente afetou meu coração. Achei muito importante.

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!
O seu comentário é muito importante!