segunda-feira, 25 de junho de 2012

O nome de DEUS - esclarecimentos.


Por Reginaldo Von Zuben e adaptado por Stefan Kürle.


O povo de Israel sempre enfrentou dificuldades quando tinha que se referir a Deus devido ao fato de compreendê-lo como mistério. Diante disso, alguns termos e nomes foram atribuídos a este mistério supremo que, em nossa língua, chamamos de Deus. 
Deus não é um nome, é muito mais que um nome, mas nos referimos a ele por meio de uma expressão: Deus.


Antigamente, na cultura das etnias semitas, de onde originará a nação israelita, o termo “El” foi utilizado para se referir a este Deus Mistério. Dentre as razões para isso, encontrase principalmente o sentido de “poder” que esse mistério possuía e por se referir ao “ser que inspira sentimento de temor e veneração diante do qual o ser humano deve curvar-se” (JACOB p. 91).
Mais tarde, o nome atribuído a Deus, proveniente de El, foi Elohim (plural de El) que “originalmente era um simples apelativo para designar todos os deuses e deusas, mas que se tornou nome próprio, muitas vezes substantivo de Jahve, seja para evitar que fosse pronunciado o nome inefável” (JACOB p. 91).
Javé foi um outro nome atribuído a Deus que provém do famoso tetragrama utilizado para se referir a ele: JHWH. Este tetragrama (“quatro letras”) foi e continua sendo impronunciável para os judeus devotos. Essa palavra está escrita no hebraico vocalizado com as vogais do termo Adonai (Senhor) ao tal tetragrama, deu-se a pronuncia (errada) /jehová/. Melhor pronunciar este nome com a vocalização a-e: Javé. Por este nome, o povo de Israel fazia a distinção de Deus-Javé de todas as demais divindades das outras culturas. A origem do culto israelita e o uso do nome Javé estão associados com o evento do Êxodo e a revelação que Deus faz de si neste contexto: “Eu sou” o “Sou o que sou” (Êx 3:14). Mais uma vez Jacob faz uma afirmação interessante:
"A significação do nome Javé deve ser procurada na direção indicada pela narrativa da sarça ardente, que o relaciona com o verbo hajah (= ser): Javé é aquele que, identificando-se a si mesmo, declara: “Eu sou” (= ehejeh), do qual os homens dizem: “Ele é” (= jahveh). (JACOB, p. 92)
Outros nomes foram adotados e utilizados para se referir a Javé no sentido qualitativo, atributivo e até predicativo, como por exemplo: Adon (= Senhor; junto com a expressão Adonai (= meu Senhor)), Melek (= rei) e Ab (= pai), dentre outros exemplos.


Foi esclarecedor? Se sim, comente. Se não, comente também e apresente argumentos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!
O seu comentário é muito importante!