quinta-feira, 19 de julho de 2012

A igreja atual e o Espírito – será que se conhecem bem?


De vez em quando surge a seguinte questão: "A igreja 'x' não é boa porque prega a prosperidade, mas olha como ela está crescendo. Isso não seria obra do Espírito Santo?” 
A resposta para esta e para todas as questões deve estar fundamenta na Palavra. O que a Bíblia diz sobre o Espírito Santo e sobre aqueles que são guiados por Ele?

“O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito". João 3:8

O erro de muitas igrejas é que elas querem conduzir o Espírito e não serem conduzidas por Ele. Se o líder prega coisas que não estão na Bíblia, ou pega um texto bíblico, descontextualiza, e faz uma palhaçada de pregação, ele não está seguindo o Espírito, pois a pregação pura é a voz do Espírito.

A igreja perdeu o sentido a partir do momento que ela trocou o "nós" pelo "eu". Eu sou abençoado, eu sou próspero, o meu ministério é isso ou aquilo, eu fui chamado, eu vou estar no palco e você na platéia, etc e tal. Deus nos convida a olhar para as primeiras comunidades no Novo Testamento, e contemplarmos a palavra comunidade em seu melhor sentido. Os primeiros cristãos viviam literalmente cada dia como se fosse o último, criam mais do que todos cristãos de todas as eras na promessa que Cristo fez, de que voltaria para buscar os seus. Viviam para anunciar que o Reino de Deus se estabeleceria aqui na terra; que o Império Romano fazia as coisas pela força, mas que o Reino de Deus era baseado no amor. Estes cristãos ficaram marcados na História porque juntos, unidos, e com suas vidas proclamavam este Reino. Eles não faziam planejamentos de crescimento em massa, mas convidavam os pecadores oprimidos pelo Império para suas casas, davam de comer ao faminto, de beber ao sedento, e então as pessoas ficavam curiosas sobre aquela esperança diferente que eles tinham dentro de si, então eles proclamavam um Deus de amor, que estabeleceria um Reino nesta terra, não por força como o Império que os oprimia, mas com o amor que lhes saciava a fome e a sede, e que lhes dava esperança e paz.

Nós perdemos a noção de comunidade que “tem tudo em comum” (Atos 2:44), porque o invés de ouvirmos a voz do Espírito e sermos guiados por Ele, trazemos os conceitos elementares desta sociedade para dentro de nossas igrejas, e os conceitos elementares de nossa sociedade são baseados no individualismo. Deus quer, e já provou isso por “a mais b”, que Ele quer nos moldar a partir da comunidade, logo, se nos isolarmos e vivermos um cristianismo sozinhos, tendemos a estagnar, e até cair, pois na hora em que precisarmos de alguém para nos corrigir, estaremos sozinhos.

Talvez, nossa falha de comunicação com o irmão e irmã do nosso lado, seja também porque nós não temos nada para oferecer a ele, ela. Para isso devemos ir à Fonte, só na Fonte encontramos Água Viva que sacia a nossa sede, e nos capacita a partilhar dessa experiência tão boa com outros. É na solitude que encontramos esta Fonte, e nos enchemos de sua Água. É na solitude que o Senhor nos enche de amor por nosso semelhante. Sem a solitude a comunidade será tão fraca que qualquer “vento de doutrina” a levará.
Para finalizar, o que considero como um dos versículos mais importantes sobre união. Nas palavras do Senhor Jesus:

"Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles,
para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. 
João 17:20-21
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!
O seu comentário é muito importante!